O termo KPI (Key Performance Indicator), que no português significa indicador-chave de Desempenho é utilizado para identificar o desempenho dos processos ou departamentos de uma empresa (exemplo: área de vendas).

É um sistema de “checagem de dados” utilizada por empresas e gestores, “lideranças de todos os níveis”, possibilitando o repasse de informações para os demais colaboradores que estão abaixo deles, podendo colaborar com o alcance das metas do processo/empresa.

Através dos resultados indicados nos KPIs, é possível identificar o nível de desempenho da empresa e permitir que os colaboradores visualizem e entendam o quanto suas atividades colaboram para o sucesso dos resultados.

Existem diversas categorias de indicadores, exemplos:

•indicadores quantitativos;
•indicadores qualitativos;
•principais indicadores;
•indicadores de atraso;
•indicadores de entrada;
•indicadores de processo;
•indicadores de resultados;
•indicadores práticos;
•indicadores direcionais;
•indicadores acionáveis;
•indicadores financeiros.

Exemplos de utilização de KPI

Na área de Gestão de Projetos, é utilizado os KPIs para controle de Budget, Controle de Satisfação do Cliente, Cronogramas e outros.

Na área de vendas é utilizado para identificar as vendas de um determinado período, região, tipo de produto, etc

Na produção de uma fábrica é utilizado para identificar a quantificação de itens produzidos, rejeitados, horas trabalhadas e muitos outros que possam ajudar a chegar em suas metas de produção.

Para maiores informações, acesse: www.wikipedia.com

O que são KPIs? Onde Utilizar?

Deixe uma resposta