Hoje (2018), no mundo corporativo em que atuamos, onde é necessário a competitividade e a atualização dos colaboradores frente as grandes mudanças da tecnologia e mercado, empresas de pequeno e grande porte estão perdendo grandes negociações e oportunidades de mercado devido a falta de planejamento, organização e não cumprimento de cronogramas com seus clientes. Diante desse assunto, a aplicação do Gerenciamento de Projetos como acompanhamento, organização, planejamento e comunicação tornou-se uma das ferramentas mais essenciais para melhorar o desempenho e a lucratividde das organizações.

Resumindo, um “Projeto é um evento que possui datas de início e fim” e tem como objetivo o desenvolvimento de uma atividade ou produto, divididos por etapas com seus prazos de realização e sendo indicados os seus respectivos responsáveis, realizando o monitoramento do controle de Budget, análise de riscos, qualidade entre outras dependendo do tipo de projeto.

Para realizar o controle de prazos e desenvolvimento das atividades dos projetos, os Coordenadores de Projetos ou também conhecidos como “GP – Gerentes de Projetos” possuem ferramentas para auxilia-los em suas tarefas. Algumas destas ferramentas é a metodologia PMBoK e os sistemas MS Project e Project Libre (veja nossa seção Ferramentas)

O PMBOK é um conjunto de práticas criado pelo PMI (Project Management Institute) que reúne vários conhecimentos em Gerenciamento de Projetos. Ele divide um determinado projeto a qual você esta trabalhando em diversas etapas, são elas: Iniciação, Planejamento, Execução, Controle e Finalização. Veja mais em Wikipedia.

O MS Project e/ou Project Libre são softwares que auxiliam na Gestão de Projetos e permitem ao GP “Coordenador de Projetos”, criar gráficos de GANTT do projetos, ter um acompanhamento financeiro das etapas e acompanhar os prazos de desenvolvimento das atividades num todo, de forma visual, o que facilita a interpretação dos dados.

Notas:

Faça o download Gratuitamente do Project Libre Completo (Open Source) em nossa seção Ferramentas.

A versão do Ms Project, desenvolvido pela Microsoft não é Open Source e necessita realizar sua aquisição. Não temos a versão para testes.

 

Definição Macro sobre Gestão de Projetos

Deixe uma resposta